-
Arquitetos: Makiko Tsukada Architects
- Área: 87 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Shinkenchiku-sha
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está na extremidade de um entroncamento. A intenção de nosso projeto é a de providenciar uma extensão visual da rua no terreno para criar um cruzamento virtual. O espaço interior e o exterior são conectados ao se esculpir uma parte do volume ao longo do eixo estendido da rua. A configuração no formato de túnel tem a intenção de ativar tanto os espaços "uchi" ("dentro do túnel") e "soto" ("fora do túnel").
O espaço aberto da quarta parte de cilindro é envolvido por vidro. O "túnel-uchi" é constituído por duas caixas pequenas contendo um dormitório e um banheiro, respectivamente. O dormitório é fechado por divisórias no formato de telas e seu telhado é aberto. Da caixa do quarto, pode-se ter a vista de todo o espaço "túnel-uchi" como se fosse a visão do exterior de uma cobertura. A abertura no lado do túnel é conectada ao espaço "túnel-soto". O espaço "túnel-soto" é interior, onde a luz que percorre ao longo da superfície do túnel vem da fonte de luz superior oblonga e a luz que vem do pátio interceptam entre si tridimensionalmente.
Ao subir as escadas, pode-se ver o espaço "túnel-soto" por inteiro. Da brecha do piso de aço flutuante, é possível enxergar a imagem refletida do espaço "túnel-soto" na superfície espelhada do fundo da mesa do segundo pavimento. O piso de aço flutuante e a mesa super fina com 6 mm de espessura dão ao espaço uma atmosfera surreal de flutuação e expansão, enquanto criam um contraste forte com o volume imenso do túnel.
Um dos comentários dos visitantes foi que o espaço "túnel-uchi" e o espaço "túnel-soto" trazem a noção de espaço das pessoas, sente-se como estar ao ar livre quando na verdade se está no interior da casa. Por experienciar diversas vezes estas reversões de espaço interior e exterior, provavelmente pode-se sentir uma sensação de expansão e abertura dentro desta casa túnel.